CRM

CRM, ou Customer Relationship Management, é uma solução que trás estratégia de negócio projetado para reduzir custos e aumentar a rentabilidade por solidificar a lealdade do cliente. O CRM verdadeiro reúne informações de todas as fontes de dados dentro de uma organização (e, eventualmente, de fora da organização), para dar uma visão holística de cada cliente em tempo real. Isto permite ao cliente focar nas áreas como vendas, suporte ao cliente e marketing para tomar decisões rápidas ainda informadas pelos cross-selling e upselling, gerando oportunidades para direcionar estratégias de marketing para táticas de posicionamento competitivo.

Uma vez pensado como um tipo de software, o CRM evoluiu para uma filosofia centrada no cliente que deve permear toda a organização. Há três elementos-chave para uma iniciativa de CRM bem sucedida:

As empresas devem escolher a tecnologia certa para conduzir os processos, fornecer os melhores dados para os profissionais e que seja fácil de operar onde os usuários não irão reclamar. Se um desses três fundamentos não é sólido, a estrutura de CRM inteira vai desmoronar.

É uma estratégia usada para aprender mais sobre as necessidades dos clientes e comportamentos, a fim de desenvolver relacionamentos mais fortes com eles. Afinal, boas relações com clientes estão no coração do sucesso do negócio.

Há muitos componentes tecnológicos para CRM, mas o pensamento sobre CRM em termos primeiramente tecnológicos é um erro. A maneira mais útil para pensar sobre CRM é como um processo que vai ajudar a reunir muitos pedaços de informações sobre clientes, vendas, eficácia do marketing, capacidade de resposta e tendências do mercado.